Exames

Aberrometria

O que é

Aberrometria é um exame que estuda os defeitos refracionais do olho e as “aberrações” ópticas que podem afetar de forma importante a qualidade da visão, podendo causar sintomas como ofuscamento, brilho e diminuição da qualidade da visão noturna.


Indicações

Pacientes candidatos à cirurgia refrativa principalmente os que vão utilizar formas personalizadas de tratamento.

A Laser Ocular ABC utiliza o aberrômetro OPD Scan, da Nidek. Esta importante ferramenta é para o estudo de possíveis aberrações ópticas de alta ordem que podem estar presentes associadas ou não à miopia, astigmatismo e hipermetropia. Importante no acompanhamento pré e pós-operatório de cirurgias refrativas, na indicação de cirurgia a laser personalizada e no estudo de afecções oculares que podem afetar a óptica do olho (catarata e doenças corneanas).


Orientações

Suspender o uso da lente de contato 5 dias antes do exame. O exame é realizado sempre com a pupila dilatada.

Acuidade Visual Macular

O que é

Acuidade Visual Macular (PAM) é um exame que consiste na projeção de optotipos com iluminação especial, diretamente sobre a mácula, para avaliação do potencial máximo de visão.

Indicações

É muito solicitado para fins prognósticos no candidato a cirurgia de catarata ou transplante de córnea.

Orientações

Devido a dilatação pupilar, trazer acompanhante. Suspender o uso da lente de contato no dia do exame. Trazer a lente de contato no dia do exame

Biometria Ultrassônica

O que é

Biometria Ultrassônica é um exame realizado para determinar o poder(grau) da lente intraocular para implante em cirurgia de catarata com o Biômetro de Contato A Scan Ocuscan da Alcon.

Indicações

Pacientes com catarata ou que precisam de avaliação do comprimento axial do olho.

Orientações

Não é necessário acompanhante. Supender o uso da lente de contato 5 dias antes do exame.

Biometria de Coerência Óptica

O que é

Biometria de Coerência Óptica é um exame de altíssima precisão realizado para determinar o valor da lente intra ocular a ser implantada na cirurgia de catarata.

Indicações

Em pacientes com catarata que vão se submeter à cirurgia.

Orientações

  • Não é necessário acompanhante.
  • Suspender o uso de lentes de contato 5 dias antes do exame.

Equipamento

Biometro Lenstar LS 900

Campimetria Computadorizada

A Campimetria Computadorizada avalia os defeitos do campo visual e escotomas (áreas sem visão) causadas por algumas patologias. É um exame que incorpora os avanços tecnológicos em oftalmologia fornecendo alta confiabilidade. Um programa estimula vários pontos retinianos e o paciente deve informar se está havendo reconhecimento desses estímulos.

Com os campímetros da marca Humphrey FDT e Humphrey 730, que fazem parte do arsenal de equipamentos da Laser Ocular ABC, é possível estudar doenças que podem levar à sua alteração (glaucoma, doenças da retina e doenças neurológicas).

Indicações

É indicado nos casos de Endocrinopatias, Maculopatias, Neuropatias e é essencial no diagnóstico e acompanhamento de pacientes com Glaucoma. As principais vantagens da campimetria computadorizada são: monitorização constante da fixação; capacidade de reteste automático de pontos anormais.

Orientações

Usuário de lentes de contato: pode realizar o exame com a lente. Trazer a última receita dos óculos.

Ceratoscopia Computadorizada

O que é

Ceratoscopia Computadorizada também é chamada de Topografia da Córnea, é o exame que mostra, ponto a ponto, as variações da curvatura corneana, permitindo o diagnóstico de patologias (a mais comum é o ceratocone) da superfície da córnea. É também muito utilizado para a adaptação de lentes de contato.

Indicações

Diagnóstico e acompanhamento de patologias corneanas, adaptação de lentes contato e controle pós-operatório de retirada de pontos pós cirurgia de catarata

Orientações

A ceratoscopia computadorizada ou topografia corneana é indicada para os seguintes casos: ceratocones, astigmatismos irregulares, pré-operatório das cirurgias refrativas, controle de retirada de pontos nos transplantes de córnea. No último caso, dependendo da evolução do astigmatismo residual induzido pelo transplante de córnea, às vezes são necessárias algumas topografias com mais freqüência, dependendo de cada caso.

Mapeamento de Retina

Mapeamento de retina é um exame realizado para avaliar a estrutura interna do olho e registrar aspectos da retina realizado por oftalmologistas retinólogos.

Indicações

Míopes, diabéticos, hipertensos, pacientes que realizarão procedimentos cirúrgicos.

Orientações

  • Devido dilatação, trazer acompanhante.
  • Suspender lente de contato no dia do exame.

Microscopia Especular de Córnea(sem contato)

O que é

Microscopia Especular de Córnea é um exameque analisa a córnea, realizando a contagem do número de células da camada mais interna da córnea e apresentando o aspecto destas que podem apresentar algum tipo de degeneração ou distrofia.

Com o equipamento da marca CEM – 530 da marca NIDEK, o exame serve para a avaliação quantitativa e qualitativa das células endoteliais, responsáveis pela integridade e transparência corneana. Importante na avaliação pré e pós-operatória de cirurgias refrativas e de catarata e no acompanhamento de doenças corneanas.

Indicação

É indicado em pacientes que serão submetidos a cirurgias oculares como cirurgia de catarata, transplante de córnea, cirurgia refrativa e acompanhamento de pacientes usuários de lente de contato.

Orientação

Suspender o uso da lente de contato.

Orbscan II (Tomografia de Córneas)

O que é

Orbscan II é um exame que proporciona, simultaneamente, a possibilidade de análise de todas as medidas da córnea para avaliação de curvatura, medida de diâmetro, elevações e espessura corneanas. O exame também faz a avaliação da profundidade da câmara anterior.

Indicações

Pacientes candidatos à cirurgia refrativa. Pacientes que necessitam de cirurgia de catarata, com suspeita de alterações, tratamento ou transplante de córnea. e acompanhamento de todas as patologias corneanas e cirurgias corneanas (refrativa, transplante, anel intraestromal, catarata, etc)

Orientações

Suspender o uso da lente de contato 5 dias antes do exame.

Refratometria Automática Computadorizada

O que é

Refratometria Automática Computadorizada é exame tem como finalidade o estudo das condições ópticas do sistema visual, permitindo a avaliação quantitativa objetiva da presença de miopia, astigmatismo e hipermetropia.

Indicações

Pacientes com Miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Orientações

É um exame indolor, não atrapalha a visão e de rápida execução. Geralmente não necessita de acompanhantes.

Teste de Visão de Cores

O que é

O teste de visão de cores é o exame para diagnóstico de deficiência na visão de cores (daltonismo) através de tabelas específicas.

Tomografia de Coerência Óptica (OCT)

O que é

Tomografia de Coerência Óptica (OCT) é atualmente um dos recursos de diagnóstico mais precisos para estudo da retina e do nervo óptico por meio de imagens de alta resolução, permitindo o diagnóstico e o acompanhamento de doenças da retina e glaucoma.

Dispomos do Equipamento Cirrus HD OCT da marca Zeiss, padrão ouro em termos de tecnologia de imagem de alta resolução.

Tonometria / Curva Tensional Diária / Gonioscopia

O que é

Tonometria é a medida da pressão ocular através de sopro (pneumática) ou de contato (aplanação de Goldmann), em única medida ou em várias medidas tomadas em distintos horários do dia.

Indicações

Diagnóstico e acompanhamento de hipertensão ocular, glaucoma primário ou secundário.