Exames

Exames

Centro Oftalmológico

A Laser Ocular ABC possui um moderno parque tecnológico de equipamentos que realizam os mais sofisticados exames para o diagnóstico e acompanhamento das diversas patologias.

Aberrometria

E-MAIL

sac@laserocular.com.br

ONDE ESTAMOS

Av. Portugal, 830 – Jd. Bela Vista, Santo André -SP

A cirurgia refrativa é indicada para corrigir erros de refração como miopia, astigmatismo e hipermetropia, por meio de um laser e nos procedimentos chamados de LASIK ou PRK, a superfície e curvatura da córnea são modificadas com objetivo de ajustar o grau do olho eliminando assim a dependência do uso de óculos de e/ou lentes de contato.

A tecnologia a laser evoluiu muito nos últimos anos e essa evolução levou à criação de uma nova modalidade de cirurgia a laser, a “Cirurgia a Laser Personalizada” que faz uso de um tipo de laser mais rápido e preciso, otimizado por uma sofisticada tecnologia chamada frente de onda. Este conjunto de novos sistemas de diagnóstico (aberrometria) e tratamento (Excimer Laser WaveLight EX500 Alcon e o Laser de Femtosegundo LDV) compõem a atual “Cirurgia a Laser Personalizada”, cujo principal diferencial é corrigir e/ou impedir o aparecimento de aberrações que possam causar sintomas pós-operatórios.

O principal diferencial dessa nova tecnologia em relação à cirurgia mais antiga chamada de convencional, é que ela corrigi e/ou impede o aparecimento de aberrações ópticas que causam sintomas pós-operatórios principalmente na visão noturna (halos e glare).

 

Indicações

O tratamento a laser é indicado para qualquer idade, a partir dos 18 anos, desde que se constate estabilização do grau (variação não maior que meio grau no intervalo de um ano).

Em pessoas com mais 40 anos de idade soma-se ao grau de longe o grau de perto (presbiopia ou vista cansada) e, tratando-se todo o grau para longe, deve-se considerar a possibilidade de se manter o uso de óculos para leitura ou para trabalhos de perto após o tratamento a laser.

Com o Excimer Laser pode-se tratar miopias de até 8 graus, astigmatismo até 6 graus e hipermetropia até 4 graus.

Para o tratamento de altos graus de miopia e hipermetropia, acima dos limites da indicação do laser, há a possibilidade da correção através da Lente Intra Ocular Artiflex ou Artisan.

Para o tratamento da presbiopia (ou vista cansada), várias tecnologias estão em estudo porém ainda são pouco eficientes em muitas são de caráter experimental.

 

Contra-Indicações

Algumas condições contra indicam a cirurgia a laser, sendo as mais importantes:

 Doenças oculares infecciosas em atividade (conjuntivite, blefarite, ceratite, úlcera de córnea).

 Ceratocone: deformidade e afinamento da córnea.

 Gravidez.

 

Avaliação Pré-Operatória

A avaliação pré-operatória é feita através de uma consulta oftalmológica completa que inclui os seguintes exames:

 Refratometria sob cicloplegia (avaliação do grau após dilatação das pupilas).

 Tonometria (medida da pressão intra ocular).

 Mapeamento de Retinas (avaliação do fundo do olho por oftalmoscopia indireta).

 

Estudo detalhado das condições da córnea através dos seguintes exames complementares:

 Paquimetria Corneana (medida da espessura corneana).

 Microscopia Especular de Córnea (contagem das células posteriores da córnea).

 Tomografia da córnea através do Orbscan II ( equipamento que fornece, além da topografia e paquimetria corneana, medidas de diversas outras estruturas importantes, permitindo uma avaliação tridimensional com altíssima precisão do segmento anterior do olho, imprescindível para uma correta indicação cirúrgica ).

 

Todos esses exames são realizados na Laser Ocular ABC numa única consulta pré-operatória o que permite ao paciente saber, já nessa avaliação, se está apto para o tratamento a laser.

Alguns outros exames mais específicos, como aberrometria, biometria a laser, OCT (tomografia de coerência óptica), poderão ser indicados para o estudo mais detalhado de um procedimento refrativo mais específico.

Quando é feita a dilatação das pupilas pode ocorrer uma maior sensibilidade à luz do sol – recomendando-se que se tragam óculos escuros (não se exige a presença de acompanhante para a consulta).

Recomendações ao usuário de lentes de contato: é aconselhável a suspensão do uso das lentes de contato, no mínimo 7 dias (gelatinosas) ou 14 dias (duras ou gelatinosas tóricas) antes da avaliação pré-operatória.

 

TÉCNICAS DE CORREÇÃO A LASER
Z-LASIK ou LASIK LASER TOTAL

É a técnica de correção a laser que mais evoluiu em termos de segurança e precisão. Nessa técnica são utilizados dois tipos de laser:

 o laser de femtosegundo para a confecção de um disco superficial na córnea que é em seguida reposicionado, depois do tratamento com e excimer, para selar a área tratada.

 o excimer laser personalizado que atua diretamente sobre a córnea. É o que faz o tratamento do grau planejado.

O laser de Femtosegundo veio a substituir o corte realizado através de lâmina, usando-se um equipamento chamado microcerátomo. Passou a ser utilizado como importante ferramenta, padrão ouro, para a confecção dos discos corneanos nas cirurgias de LASIK. O uso desse tipo de laser permite a preparação de discos com espessuras mais finas e mais precisas do que as alcançadas com as lâminas dos antigos microcerátomos mecânicos.

Essa nova tecnologia trouxe uma grande previsibilidade e segurança ao procedimento LASIK que passou a ser totalmente a laser: da confecção do disco mais fino com o laser de femtosegundo até a aplicação do excimer laser personalizado para o tratamento dos graus dos olhos.

No pós-operatório do LASIK, a recuperação da visão ocorre nas primeiras 8 horas do pós- operatório, o que vai permitir via de regra, o retorno às atividades normais no dia seguinte ao tratamento.

 

PRK

Nessa técnica de correção de graus, a aplicação do laser é feita numa área mais superficial da córnea, após a remoção intraoperatória de uma fina camada de células que a recobre (epitélio). Após a aplicação do laser é colocada uma lente de contato gelatinosa terapêutica que irá proteger a superfície tratada e que será retirada em aproximadamente 6 dias, após a reconstituição completa do epitélio.

O pós-operatório do PRK pode ser acompanhado de uma maior sensibilidade dos olhos nos primeiros dias, com sensação de areia e lacrimejamento. Por isso se recomenda um repouso de 6 dias. A recuperação da visão se dá lentamente, até alcançar a normalidade nos dias ou semanas que seguem o tratamento.

 

Resultados

A técnica do Z-LASIK e a do PRK levam a resultados semelhantes em prazos diferentes devido às suas características cirúrgicas e pós-operatórias.

O paciente tratado pelo laser deve sempre fazer consultas oftalmológicas pós-operatórias periódicas com seu cirurgião e serão orientados retornos imediatos e nos meses e anos posteriores ao tratamento para acompanhamento dos resultados a médio e longo prazo.

Os resultados cirúrgicos a médio e longo prazo obtidos na Laser Ocular ABC, em relação à correção dos graus, se assemelham aos resultados obtidos nos grandes centros internacionais de laser:

 Em 94% das cirurgias o grau é totalmente tratado e se mantém estabilizado no decorrer dos anos.

 Em 4% das cirurgias pode aparecer se manifestar um pequeno grau, entre 0,25 e 0,75. Esses graus são compatíveis com boa acuidade visual, propiciando conforto visual para a realização da maioria das atividades sem uso de lentes corretoras. O uso de óculos poderá ser indicado para uso eventual à noite ou em atividades específicas que exijam acuidade visual superior à obtida no pós-operatório.

 Em 2% das cirurgias pode aparecer se manifestar grau maior que 1 que poderá ser retratado pelo laser tão logo se estabilize sua evolução e desde que os exames da córnea permitam a re-intervenção. Caso o retratamento seja contraindicado, será indicado o uso da melhor correção possível através de óculos ou lentes de contato, e o seguimento deverá ser realizado pelo médico responsável através das consultas pós-operatórias.

O procedimento a laser é seguro, mas, como qualquer ato cirúrgico, está sujeito a riscos, apesar de serem de ocorrência estatisticamente muito baixa.

A infecção pós-operatória é a complicação mais grave e pode ameaçar a visão, porém é a mais difícil de ocorrer, devido um rigoroso controle do processo de esterilização e ao uso de materiais descartáveis. Tais cuidados se aliam a um Controle Microbiológico das dependências do centro cirúrgico, realizado periodicamente.

Outras intercorrências podem se manifestar e são estatisticamente pouco freqüentes: inflamação da córnea, enrugamento e depósitos no “disco” corneano. São alterações que não ameaçam a visão, porém podem determinar uma recuperação visual mais lenta, e de regra, estão associadas ao tipo de grau tratado e à sensibilidade individual de cada paciente. Cada situação terá seu tratamento específico orientado pelo médico, para que seja alcançado, no tempo mais breve possível, o resultado planejado.

Pacientes míopes, estatisticamente apresentam uma incidência maior de alterações na retina que podem predispor ao descolamento espontâneo de retina. Na avaliação pré-operatória é feito o exame da retina e o paciente poderá ser orientado para o acompanhamento com o especialista em retina antes e/ou depois do tratamento a laser.

Acuidade

Acuidade Visual Macular

Acuidade

O que é

Acuidade Visual Macular (PAM) é um exame que consiste na projeção de optotipos com iluminação especial, diretamente sobre a mácula, para avaliação do potencial máximo de visão.

 

Indicações

É muito solicitado para fins prognósticos no candidato a cirurgia de catarata ou transplante de córnea.

 

Orientações

Devido a dilatação pupilar, trazer acompanhante. Suspender o uso da lente de contato no dia do exame. Trazer a lente de contato no dia do exame

Biometria Ultrassônica

Biometria

O que é

Biometria Ultrassônica é um exame realizado para determinar o poder(grau) da lente intraocular para implante em cirurgia de catarata com o Biômetro de Contato A Scan Ocuscan da Alcon.

 

Indicações

Pacientes com catarata ou que precisam de avaliação do comprimento axial do olho.

 

Orientações

Não é necessário acompanhante. Supender o uso da lente de contato 5 dias antes do exame.

 

Biometria de Coerência Óptica

O que é

Biometria de Coerência Óptica é um exame de altíssima precisão realizado para determinar o valor da lente intra ocular a ser implantada na cirurgia de catarata.

 

Indicações

Em pacientes com catarata que vão se submeter à cirurgia.

 

Orientações

 Não é necessário acompanhante.

 Suspender o uso de lentes de contato 5 dias antes do exame.

 

Equipamento

Biometro Lenstar LS 900

Campimetria Computadorizada

Campimetria Computadorizada avalia os defeitos do campo visual e escotomas (áreas sem visão) causadas por algumas patologias. É um exame que incorpora os avanços tecnológicos em oftalmologia fornecendo alta confiabilidade. Um programa estimula vários pontos retinianos e o paciente deve informar se está havendo reconhecimento desses estímulos.

Com os campímetros da marca Humphrey FDT e Humphrey 730, que fazem parte do arsenal de equipamentos da Laser Ocular ABC, é possível estudar doenças que podem levar à sua alteração (glaucomadoenças da retina e doenças neurológicas).

 

Indicações

É indicado nos casos de Endocrinopatias, Maculopatias, Neuropatias e é essencial no diagnóstico e acompanhamento de pacientes com Glaucoma. As principais vantagens da campimetria computadorizada são: monitorização constante da fixação; capacidade de reteste automático de pontos anormais.

 

Orientações

Usuário de lentes de contato: pode realizar o exame com a lente. Trazer a última receita dos óculos.

 

Ceratoscopia Computadorizada

O que é

Ceratoscopia Computadorizada também é chamada de Topografia da Córnea, é o exame que mostra, ponto a ponto, as variações da curvatura corneana, permitindo o diagnóstico de patologias (a mais comum é o ceratocone) da superfície da córnea. É também muito utilizado para a adaptação de lentes de contato.

 

Indicações

Diagnóstico e acompanhamento de patologias corneanas, adaptação de lentes contato e controle pós-operatório de retirada de pontos pós cirurgia de catarata.

 

Orientações

ceratoscopia computadorizada ou topografia corneana é indicada para os seguintes casos: ceratocones, astigmatismos irregulares, pré-operatório das cirurgias refrativas, controle de retirada de pontos nos transplantes de córnea. No último caso, dependendo da evolução do astigmatismo residual induzido pelo transplante de córnea, às vezes são necessárias algumas topografias com mais freqüência, dependendo de cada caso.

Mapeamento de Retina

Mapeamento de retina é um exame realizado para avaliar a estrutura interna do olho e registrar aspectos da retina realizado por oftalmologistas retinólogos.

 

Indicações

Míopes, diabéticos, hipertensos, pacientes que realizarão procedimentos cirúrgicos.

 

 

Orientações

  • Devido dilatação, trazer acompanhante.
  • Suspender lente de contato no dia do exame.

Microscopia Especular de Córnea (sem contato)

O que é

Microscopia Especular de Córnea é um exameque analisa a córnea, realizando a contagem do número de células da camada mais interna da córnea e apresentando o aspecto destas que podem apresentar algum tipo de degeneração ou distrofia.

Com o equipamento da marca CEM – 530 da marca NIDEK, o exame serve para a avaliação quantitativa e qualitativa das células endoteliais, responsáveis pela integridade e transparência corneana. Importante na avaliação pré e pós-operatória de cirurgias refrativas e de catarata e no acompanhamento de doenças corneanas.

 

Indicação

É indicado em pacientes que serão submetidos a cirurgias oculares como cirurgia de catarata, transplante de córnea, cirurgia refrativa e acompanhamento de pacientes usuários de lente de contato.

 

Orientação

Suspender o uso da lente de contato.

Orbscan II (Tomografia de Córneas)

O que é

Orbscan II é um exame que proporciona, simultaneamente, a possibilidade de análise de todas as medidas da córnea para avaliação de curvatura, medida de diâmetro, elevações e espessura corneanas. O exame também faz a avaliação da profundidade da câmara anterior.

 

Indicações

Pacientes candidatos à cirurgia refrativa. Pacientes que necessitam de cirurgia de catarata, com suspeita de alterações, tratamento ou transplante de córnea. e acompanhamento de todas as patologias corneanas e cirurgias corneanas (refrativa, transplante, anel intraestromal, catarata, etc).

 

Orientações

Suspender o uso da lente de contato 5 dias antes do exame.

Refratometria Automática Computadorizada

O que é

Refratometria Automática Computadorizada é exame tem como finalidade o estudo das condições ópticas do sistema visual, permitindo a avaliação quantitativa objetiva da presença de miopia, astigmatismo e hipermetropia.

 

Indicações

Pacientes com Miopia, hipermetropia e astigmatismo.

 

Orientações

É um exame indolor, não atrapalha a visão e de rápida execução. Geralmente não necessita de acompanhantes.

Teste de Visão de Cores

O que é

teste de visão de cores é o exame para diagnóstico de deficiência na visão de cores (daltonismo) através de tabelas específicas.

Tomografia de Coerência Óptica (OCT)

O que é

Tomografia de Coerência Óptica (OCT) é atualmente um dos recursos de diagnóstico mais precisos para estudo da retina e do nervo óptico por meio de imagens de alta resolução, permitindo o diagnóstico e o acompanhamento de doenças da retina e glaucoma.

Dispomos do Equipamento Cirrus HD OCT da marca Zeiss, padrão ouro em termos de tecnologia de imagem de alta resolução.

Tonometria / Curva Tensional Diária / Gonioscopia

tonometria

O que é

Tonometria é a medida da pressão ocular através de sopro (pneumática) ou de contato (aplanação de Goldmann), em única medida ou em várias medidas tomadas em distintos horários do dia.

 

Indicações

Diagnóstico e acompanhamento de hipertensão ocular, glaucoma primário ou secundário.

Retinografia, Foto Estereoscópica de Papilas e Angiofluoresceinografia

O que é

A retinografia é um exame de imagem em que são feitas fotografias coloridas do fundo do olho para documentação de estruturas importantes como a retina, a coróide, o nervo óptico e os vasos sanguíneos.
É fundamental para diagnóstico e acompanhamento de doenças agudas e progressivas que afetam as estruturas oculares internas do olho.

A angiofluoresceinografia é também um exame de imagem em que são feitas fotografias sequencias do fundo do olho após injeção venosa de um contraste chamado fluoresceína e permite o estudo de camadas diferentes das estruturas do fundo do olho. É utilizado para acompanhamento e diagnóstico de doenças como a retinopatia diabética, retinopatia hipertensiva, degeneração macular, oclusões vasculares da retina, entre outras.

A foto estereoscópica de papilas consiste na fotografia colorida do nervo óptico ou papila em estereopsia (montada em 3D). Sua principal função é permitir a comparação objetiva da evolução de escavação de disco óptico para diagnóstico e acompanhamento da evolução do glaucoma

Biomicroscopia de Fundo

O que é

A biomicroscopia de fundo é um exame importante dentro da rotina do exame oftalmológico geral e tem a função de avaliar as estruturas da parte anterior do olho (córnea, íris, cristalino) e do fundo de olho (nervo óptico e retina central), através de uma lente de alto poder, feito com o paciente na lâmpada de fenda.
Este exame é indolor, não invasivo, de não contato e não necessita da dilatação das pupilas

Gonioscopia

O que é

A gonioscopia é um exame realizado com uma lente especial que possui vários espelhos internos para avaliação de várias estruturas internas do olho. Essa lente é colocada em contato sobre córnea previamente anestesiada do paciente e dessa forma é possível a visualização e avaliação do ângulo da câmara anterior do olho. É de fundamental importância no diagnóstico e acompanhamento do glaucoma, na avaliação de tumores de íris e em traumas oculares.

Paquimetria Óptica e Paquimetria Ultrassônica

O que é

A paquimetria óptica e a ultrassônica realizam a medida da espessura total da córnea (todas as camadas juntas).

É importante para o acompanhamento de patologias como o glaucoma e o ceratocone, além de muito comum na rotina de avaliação oftalmológica e planejamentos cirúrgicos diversos como, cirurgia refrativa, transplante de córnea e implante de anéis intracorneanos.