X

Exame on-line

Adicione seu usuário e senha para visualizar seu exame.

Tratamentos

Doenças da retina

Por que é importante examinar a retina?

Qualquer tipo de alteração na retina pode indicar risco de perda parcial ou total da visão, dependendo da região afetada. Isto porque a retina é a parte do olho onde estão as células que têm como função transmitir para o cérebro os estímulos luminosos para serem transformados em estímulos visuais. Os exames avaliam, principalmente, a região da retina chamada mácula, que possui a fóvea na zona central, onde há concentração dessas células.

Para examinar a retina, o paciente precisa realizar a dilatação da pupila previamente. Dos principais exames o fundo do olho é o mais simples, porém muito limitado pois avalia somente o terço posterior da retina.

O Mapeamento da Retina avalia toda a retina até sua periferia. A Retinografia é um exame mais completo, pois avalia e documenta toda a retina através de fotografias digitais. A Angiofluoresceinografia, através de injeção de contraste endovenoso, estuda e documenta por fotografia digital dinâmica toda a circulação retiniana.

 

Um dos exames mais modernos para avaliação das diversas doenças retinianas é a Tomografia de Coerência Óptica (OCT) que permite o estudo detalhado de todas as camadas da retina.A percepção de manchas no campo de visão ou baixa súbita da visão são sintomas que podem indicar uma doença da retina e devem ser prontamente avaliados por um oftalmologista.

 
Principais Doenças da Retina

 

- Retinopatia diabética
- Degeneração Macular Relacionada à Idade - DMRI
- Retinopatia hipertensiva
- Retinopatia miópica
- Descolamento de Retina
- Infeções (toxoplasmose, rubéola)
- Tumores intra-oculares


Medidas de prevenção são importantes através visitas frequentes ao oftalmologista e os tratamentos propostos vão desde a fotocoagulação a laser, injeções intra-vítreas, vitrectomia até cirurgias retinianas, dependendo dos sintomas e do diagnóstico da doença retiniana.

Compartilhe

Agende uma consulta.

Qual o seu plano de saúde:

    Muito bem, nós atendemos o seu convênio médico.

    Quero agendar uma consulta particular:

    Estamos ao
    seu dispor.

    Contate-nos para esclarecer
    suas dúvidas e obter mais
    informações.

    11 4433-5530