A origem dos olhos azuis

Estudando o DNA de aproximadamente 800 pessoas de diferentes etnias, todas com olhos azuis, cientistas da Universidade de Copenhague tentaram comprovar a suposta origem comum dos olhos azuis. A pesquisa indicou que 99,5% dos indivíduos analisados partilham a mesma mutação no gene OCA2, que se acredita estar envolvido na determinação da cor dos olhos.

 

Como os olhos azuis são formados

A cor dos olhos é formada pela quantidade de melanina (pigmento natural que dá também cor aos cabelos e à pele) que está presente na íris. Assim, os diferentes tons de castanho e todas as outras cores (verdes e cinzas) traduzem variações na produção de melanina em cada indivíduo. No caso dos olhos azuis, a quantidade de melanina presente nos olhos é muito pequena. De acordo com os mesmos cientistas, no início, todos teriam olhos castanhos. Porém, uma mutação no gene OCA2 teria originado o primeiro par de olhos na cor azulado (antepassado de todos os que surgiram posteriormente).

Essa mutação provavelmente tenha ocorrido em uma região próxima ao Mar Negro, há cerca de 8.000 anos, quando ocorreu a rápida expansão da agricultura e a dispersão de populações humanas para o norte da Europa.

Fonte: www.publico.clix.pt

>>> Leia também: Visão Animal